VOLTAR | Como limpar o ar condicionado? Saiba como limpar o ar condicionado e deixe seu ambiente livre de ácaros, fungos e bactérias.

Quem tem ar condicionado em casa, sabe que ele é um ótimo aliado para manter o ambiente refrescante, mas também pode ser um meio de propagação de doenças pelo ar, causando reações alérgicas e crises de rinite, sinusite e outros problemas.

Quando isso ocorre, é sinal de que existe acúmulo de sujeira no filtro e paredes internas do ar condicionado, o que cria um ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. A falta de limpeza do ar condicionado também prejudica o aparelho, gerando ruídos, falhas na climatização e aumento do consumo de energia.

Para que você melhore a qualidade do ar no ambiente e aumente a durabilidade do equipamento, daremos algumas dicas sobre como limpar o ar condicionado. Antes de começar, desligue o ar condicionado e retire o plugue da tomada.

Dicas de limpeza de ar condicionado

Se você tiver um ar condicionado split, remova o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio, mas se o painel estiver muito sujo, lave-o com água morna (abaixo de 48º C). Espere secar e passe para a limpeza do filtro do condicionador de ar.

Desencaixe o filtro de ar da unidade interna e limpe-o com um aspirador de pó, a não ser que esteja com sujeira muito evidente. Nesse caso, a limpeza do ar condicionado pode ser feita com água morna e detergente neutro. Depois de seco, reinstale o filtro e feche o painel.

O procedimento de limpeza do ar condicionado de parede (ou janela) não é muito diferente. Limpe o painel frontal com pano seco e macio ou utilize um aspirador de pó. Para limpar o filtro desse ar condicionado, remova-o da unidade interna e retire a sujeira com aspirador de pó ou água e sabão. Espere secar e recoloque-o na posição original.

Para a limpeza das partes internas do ar condicionado, como os trocadores de calor, o melhor é recorrer ao serviço autorizado ou a um técnico competente pelo menos uma vez por ano. Vale lembrar também que sempre é bom procurar aparelhos de ar condicionado com filtro HEPA . Esse filtro consegue reter até 99% das impurezas do ar, garantindo um ambiente mais seguro para você.

Outra dica é: nunca use produtos químicos ou jogue água diretamente sobre o painel. Não se esqueça também de ler as instruções de limpeza presentes no manual de instruções do ar condicionado, pois cada marca pode ter alguma recomendação específica e cuidados especiais.

Com que frequência o ar condicionado deve ser limpo?

Se o ambiente for muito empoeirado, a limpeza do painel e do filtro deve ser feita 1 vez por semana. Nos outros casos, vale a pena fazer a limpeza do ar condicionado mensalmente ou a cada dois meses. Alguns modelos até contam com sistema de alerta de limpeza, o que facilita a vida dos mais esquecidos.

Com a limpeza periódica, você prolongará a vida útil e a manutenção do aparelho, e terá um ar refrescante e livre de impurezas. Sendo assim, você pode comprar um ar condicionado sem complicação, garantindo sua boa durabilidade.

 

 

http://www.zoom.com.br/ar-condicionado/deumzoom/como-limpar-ar-condicionado#